Você pode pintar sobre o papel de parede? Remover os revestimentos de parede antes de um trabalho de pintura pode demorar mais do que o dobro do tempo que normalmente leva para concluir este projeto de renovação. É absolutamente necessário? Um especialista avalia.

Muito trabalho de preparação é necessário para pintar um espaço, e esse trabalho praticamente dobra se o cômodo existente tiver papel de parede. Remover revestimentos de parede velhos, danificados ou descascados pode ser um processo demorado e confuso, e é por isso que alguns proprietários preferem pintar sobre o papel sempre que possível. Infelizmente, essa nem sempre é a melhor solução; em alguns casos, a cobertura está muito danificada, velha ou texturizada para valer a pena.

Crédito: Blue Bird
Se você for pintar por cima do papel de parede, faça-o da maneira certa.

De acordo com Faraz Tajik, presidente da Crest Builders, nos Estados Unidos, você pode pintar sobre o papel de parede, desde que a cobertura esteja em boas condições e não tenha nenhuma área importante que mostre sinais de descascamento ou danos. A dica mais importante a se lembrar ao lidar com esse processo, diz ele, é evitar primers à base de água. “Recomendo o uso de um primer à base de óleo, para que a cola do papel de parede não reaja com o seu primer”, explica. “Se partes do papel de parede estiverem descascando, saltando ou se soltando, você deve removê-las para preparar essas áreas.”

Veja também:

Para remover essas seções menores, reúna o material com antecedência: você precisará de uma espátula, um raspador, uma lixa e uma esponja. “Você então tem que remendar qualquer superfície irregular usando um composto de acabamento macio”, diz ele, acrescentando que uma vez que seca, você terá que lixar; dessa forma, a área será indistinguível do resto da parede depois que você aplicar a tinta.

Limpe a superfície antes de aplicar primer e pinte

Após a preparação, certifique-se de que a área com papel esteja completamente limpa antes de colocar uma camada de primer. Qualquer resíduo restante aparecerá na pintura e pode até mesmo fazer com que a tinta descasque depois de secar. “Após preparar a superfície e antes de aplicar o primer, limpe a parede e remova o pó com um pano úmido para melhores resultados”, diz Tajik.

Indo além e removendo o papel de parede?

Considere o uso de vapor. Se o papel de parede estiver muito danificado para ser pintado, Tajik explica que você pode remover folhas maiores da mesma forma que removeria áreas menores e danificadas. Para trabalhos pesados, ele recomenda o uso de um vaporizador de papel de parede, que ajudará a levantar o material da parede, facilitando o processo.

Lembre-se: quanto mais trabalho você fizer inicialmente, melhor ficará a aparência da pintura. Pintar é sempre uma grande tarefa, quer você esteja rasgando papéis de parede ou não. É por isso que muitos proprietários decidem simplesmente pintar sobre essas coberturas – e embora isso ajude você a chegar ao cerne do trabalho mais rapidamente, Tajik diz que isso pode ser um erro caro. “Quando se trata de pintar sobre papel de parede, a preparação é tudo”, diz ele. “Se você pular as etapas necessárias, corre o risco de ver sua tinta nova começar a descascar da parede semanas depois de pintar.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

The post Pode pintar por cima do papel de parede? Descubra as dicas! appeared first on DecorStyle | Decoração de quarto, sala, cozinha, banheiro, varanda, casa e apartamentoDesejo Luxo | Grifes, moda, beleza, carros, iates, casa, viagens e alta gastronomia.

Deixe um comentário