Incrível!

Apartamentos pequenos são a regra hoje. Por consequência, os banheiros também estão com as metragens reduzidas e isso pode atrapalhar um pouco a rotina. Mas se esse é seu caso, algumas mudanças podem fazer seu cômodo ficar mais amplo e funcional. Confira o projeto abaixo e dicas de arquitetos para aproveitar cada centímetro.

Banheiro 1 – 2,93 m²: Quando iniciaram a atualização do banheiro deste apartamento, os arquitetos erika Linardi e Luiz Marcon, de São Caetano do Sul, SP, nem cogitaram mudar os itens de lugar. “Como não ganharíamos espaço com isso, preferimos respeitar as prumadas do prédio”, diz erika. eles elegeram materiais de tons neutros, pois o ambiente é compartilhado por um rapaz e uma moça.
Banheiro 1 – 2,93 m²: Na área do vaso, criaram uma faixa contínua do piso à parede com pastilhas de vidro berinjela (linha Studio, recesa). “Ela parece prolongar o espaço”, fala a arquiteta.
Banheiro 1 – 2,93 m²: Para não atrapalhar a abertura da porta, a dupla usou uma bancada de Silestone estreita (Costaneira), de 40 cm, com uma cuba de semiencaixe (Deca). No gabinete (Primeira Linha), a porta basculante libera mais espaço interno. Boxe da Vidros Regina.
Banheiro 2 – 3,06 m²: A pedido dos moradores, a construtora deste apartamento em São Paulo entregou o banheiro sem acabamentos. “Isso simplificou a personalização, além de não gerar entulho”, diz a arquiteta Fabiana Avanzi. Na bancada de perobinha, a saia traz um recorte (4 x 20 cm) para pendurar a toalha. Abaixo, a 25 cm de distância, fica o gabinete. “O espaço para o sifão acomoda caixas”, explica Fabiana. O conjunto está 5 cm afastado do boxe, medida suficiente para permitir a limpeza. Marcenaria da Angelo Arte, pastilhas de porcelana marfim da Jatobá, metais e louças da Deca.
Banheiro 2 – 3,06 m²: Atrás do espelho, um armário de 15 cm de profundidade guarda cremes e afins.
Banheiro 2 – 3,06 m²: Na área de banho, o nicho embutido na alvenaria organiza os xampus. Marcenaria da Angelo Arte, pastilhas de porcelana marfim da Jatobá, metais e louças da Deca.
Banheiro 2 – 3,06 m²: Ela manteve o layout para não mexer na hidráulica.

Use as paredes e o teto

Marcenaria planejada e nichos na alvenaria, especialmente dentro do box, são providenciais quando o planejamento do espaço se vê obrigado a descer à escala dos centímetros. Embutir a iluminação é outra dica. “Tudo o que sobrecarrega o visual parece reduzir o ambiente”, afirma a arquiteta paulista Erika Linardi, coautora do projeto desta página.

Escolha o vaso sanitário correto

Na seleção do vaso sanitário, faça a conta: a caixa acoplada acrescenta 15 cm de profundidade à de uma peça comum. Em compensação, dá para ocupar a área sobre ele com um pequeno armário. “Há até modelos prontos”, conta Ricardo.

Revestimentos claros são opção

Espelhos dão amplitude, bem como revestimentos grandes e claros. “Os retificados [com bordas retas] diminuem as juntas e favorecem a continuidade”, fala Erika.

Portas que não ocupam espaço

Vale usar portas sanfonadas, mas há quem as ache barulhentas. “Para evitar esse problema, invista em ferragens de primeira”, orienta o arquiteto paulistano Ricardo Caminada.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário