Diversidade Etnica e Socioambiental na Decoração

O necessário debate sobre o artesanato brasileiro leva em consideração também sua diversidade étnica e socioambiental. Neste quesito, a produção nordestina ganha protagonismo no mercado. Surgem então, iniciativas que buscam tornar rentáveis a produção vinda dos saberes locais e que se estabeleça como alternativa para o enfrentamento da pobreza em pequenas vilas e cidades do semiárido nordestino.

leia mais

 

O resultado deste movimento são móveis e objetos que destacam-se por sua personalidade. A produção singular, faz com que a estética eurocêntrica perca força para que peças que remetem ao sertão se tornem cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Prova disso é a seleção primorosa que você confere abaixo.

Design nordestino: 6 peças inspiradas na cultura popular sertaneja (Foto: Divulgação)

 

1. Inspirado no movimento da paisagem e na irregularidade das cercas das casas, cujas características marcam a cultura sertaneja, o aparador Vai e Vem, feito de trançado de palha de carnaúba e madeira nasce da  parceria entre o designer cearense Erico Gondim com uma comunidade artesanal em Itaiçaba, no litoral de Aracati, também no Ceará. A peça foi exibida durante a Design Week  2015 em São Paulo e, atualmente, faz parte de uma exposição permanente no CRAB (Centro Brasileiro de Referência de Artesanato) no Rio de Janeiro.

Design nordestino: 6 peças inspiradas na cultura popular sertaneja (Foto: Divulgação)

 

2. Natural de Alagoas, Rodrigo Ambrosio há anos percorre o sertão fomentando a produção artesanal. O designer também assina a curadoria da Amostrada, mostra que foi destaque no Design Weekend 2019 e que homenageou artistas-artesãos alagoanos. Entre eles, Jasson Gonçalves da Silva, que ao entalhar a madeira dá à ela cores majestosas. Um trabalho que prova a magnitude da rica cultura do feito à mão nordestino.

Design nordestino: 6 peças inspiradas na cultura popular sertaneja (Foto: Divulgação)

 

3. Um passeio pela infância no Nordeste, pela mente curiosa que na feira de Caruaru, no Pernambuco, caminhava entre as barracas recheadas das obras de palha, de couro, de barro, de madeira ou, simplesmente, pelos sons dos pífanos. Assim se resume o trabalho do designer pernambucano Fábio Melo, cuja inquietude é transformada na Coleção Sertão. Com peças de couro costurado à mão, palhinha da casa da Vó,  madeira e metal que resultam em uma composição impecável e traz para o design contemporâneo toda a estética do cangaço.

Design nordestino: 6 peças inspiradas na cultura popular sertaneja (Foto: Divulgação)

 

4. Espedito Seleiro, o mais renomado mestre na arte do couro, tem seu trabalho marcado pela diversidade de cores, pelas texturas e pelos desenhos de influência cigana, povo que sempre o fascinou. Da iniciativa de mesclar clássicos do design nacional à manufatura artesanal, surge a coleção ‘Ditos pelo Espedito’ que tem entre suas 15 peças a cadeira Xibô, assinada por Sergio Rodrigues cujo assento ganha ainda mais vida nesta versão.

Design nordestino: 6 peças inspiradas na cultura popular sertaneja (Foto: Divulgação)

 

5. Inspirado pelos elementos da Feira Central de Campina Grande, na Paraíba, o designer mato-grossense radicado paraibano Sérgio J Matos, criou a poltrona Bodocongó. Feita artesanalmente a partir de colheres de pau unidas por corda naval, a peça foi destaque no Salão Internacional do Móvel de Milão, em 2015. Matos tem um trabalho muito próximo com pequenos artesãos, compartilhando técnicas para criar produtos mais atraentes e, assim, novas oportunidades de negócio.

Design nordestino: 6 peças inspiradas na cultura popular sertaneja (Foto: Divulgação)

 

6. Companheiro da luta diária do homem do sertão nordestino! O revisteiro e cavalete Burrengo, criado pelos designers paraibanos do Estúdio Galho usa da referência nordestina para homenagear o burro, animal que tanto ajuda o sertanejo em sua vida diária e em seu desenvolvimento socioeconômico. O revisteiro, além de sua função trivial, também oferece a possibilidade de armazenar objetos em suas bolsas de couro – conhecidas como bruacas, acessório que é utilizado no lombo do animal para transportar a carga durante a viagem.

 

Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

 

Deixe um comentário