Legal

15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas -the singer building (Foto: Getty Images)

 

Várias estruturas icônicas criadas por arquitetos acabaram sucubindo ao tempo, sendo demolidas e deixando de existir – ficando na memória de quem passou por lá ou nas fotos que foram tiradas. Relembre 15 edifícios que ficaram marcados por sua estética, importância na cultura pop ou no cotidiano das pessoas:

 

 

 

 

1. Estação Pensilvânia

 

 

15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas (Foto: Getty Images)

 

A estação original Pennsylvania, marco histórico da cidade de Nova York, foi construída em 1910 pela lendária empresa McKim, Mead & White. De propriedade da Pennsylvania Railroad, o edifício Beaux Arts foi demolido em 1963 por causa dodeclínio no número de passageiros ferroviários. Foi então substituída pelo Madison Square Garden e a atual Penn Station.

2. Hospital da Mulher Prentice
15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas - hospital prentice (Foto: Getty Images)

 

Um exemplo distinto de arquitetura brutalista, o Hospital e Maternidade Prentice em Chicago foi projetado por Bertrand Goldberg e concluído em 1975. O prédio foi demolido em 2013 depois que a universidade Northwestern, que era dona, argumentou que precisava do local para acomodar instalações de pesquisa médica.

3. Gettysburg ciclorama
15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas - Gettysburg National Military Park (Foto: Getty Images)

 

O Centro de Visitantes do Parque Militar Nacional de Gettysburg, também conhecido como Gettysburg Ciclorama, foi projetado por Richard Neutra. A estrutura modernista foi inaugurada em 1962 e, apesar dos protestos, foi demolida pelo Serviço de Parques Nacionais em 2013 para preservar o contexto histórico do local.

4. Hotel Marlborough-Blenheim
15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas - Hotel Marlborough-Blenheim (Foto: Getty Images)

 

Concluído em 1906, o Hotel Marlborough-Blenheim era um resort que enfeitava a costa de Atlantic City, em Nova Jersey. Projetado por Will Price, a grande estrutura foi apresentada em vários filmes, e já recebeu Winston Churchill. Em 1978, a estrutura histórica foi demolida para dar lugar a um cassino.

5. Savoy Plaza Hotel
15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas - savoy hotel (Foto: Getty Images)

 

Depois de demolir o Savoy Hotel original, Harry S. Black – então proprietário do Plaza Hotel – usou o local para construir o Savoy-Plaza Hotel, inaugurado em 1927. O edifício projetado por McKim, Mead & White era uma estrutura icônica ao longo da beira do Central Park de Nova York até sua demolição em 1965, abrindo caminho para o General Motors Building.

6. Hayvenhurst

 

15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas - Hayvenhurst (Foto: Getty Images)

 

Em 1919, a atriz russa Alla Nazimova comprou Hayvenhurst, uma propriedade construída em 1913 no Sunset Boulevard de Hollywood. Em 1927, ela adicionou vilas ao redor da casa principal e abriu a propriedade como hotel. Os novos proprietários renomearam a propriedade como Jardim de Alah em 1930. Antes de ser demolido para dar lugar a um banco em 1959, o hotel era um ponto de encontro lendário de Hollywood, recebendo hóspedes como F. ​​Scott Fitzgerald, Greta Garbo e Frank Sinatra.

7. Brown Derby
15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas -Derby Brown (Foto: Getty Images)

 

O restaurante Brown Derby, também conhecido como Little Hat (Pequeno Chapéu, em tradução livre), abriu em 1926, do outro lado da rua do Cocoanut Grove, repleto de celebridades, no Hotel Ambassador, em Los Angeles. O restaurante, ainda um ícone da história arquitetônica da cidade, foi demolido em 1980 e virou um estacionamento.

8. Hotel Imperial

 

15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas -Hotel imperial (Foto: Getty Images)

 

Substituindo o Hotel Imperial original de Tóquio depois que foi destruído por um incêndio, o edifício de Frank Lloyd Wright foi inaugurado em 1923 em sua arquitetura de estilo renascentista maia. E embora tenha sobrevivido ao terremoto daquele ano praticamente ileso, o destino icônico não sobreviveu ao tempo: foi demolido em 1967 para dar lugar à terceira versão do hotel.

9. Estacionamento da Rua Welbeck
15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas -estacionamento-welbeck (Foto: Getty Images)

 

Projetado por Michael Blampied e inaugurado em 1971 em Londres, o estacionamento da rua Welbeck era uma garagem de loja de departamentos antes de seu fechamento em março de 2017. Um ícone da arquitetura brutalista graças à sua fachada de concreto em forma de favo de mel, a demolição do edifício começou em 2019.

10. Torre Richfield

 

15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas torre-richfield (Foto: Getty Images)

 

Projetado por Stiles O. Clements, este edifício abrigava a Richfield Oil Company e era uma parte familiar no horizonte de Los Angeles até sua demolição, em 1969. A fachada primorosamente decorada – construída com terracota arquitetônica preta e detalhes em ouro – foi considerada um exemplo excepcional da arquitetura Art Deco da época. O esquema de cores, que era incomum, procurava simbolizar o ouro negro, apelido dado ao óleo. O prédio foi demolido, mas as portas ornamentadas do elevador dentro da torre foram recuperadas e agora estão no saguão da City National Tower, construção que o substituiu.

11. Torre Nakagin
15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas torre-nakagin (Foto: Getty Images)

 

Após várias tentativas frustradas de salvar o Edifício Nakagin, ele está sendo desmontado desde abril deste ano devido ao seu estado de deterioração, mesmo sendo um dos exemplos mais notáveis ​​do Metabolismo Japonês, um estilo arquitetônico do pós-guerra da década de 1960. Projetado pelo arquiteto Kisho Kurokawa, a estrutura residencial e de escritórios de uso misto é uma combinação de duas torres interconectadas que continham 140 cápsulas pré-fabricadas e independentes. Cada cápsula deveria ser substituída a cada 25 anos, mas isso nunca aconteceu devido à falta de financiamento.

12. The Singer Building

 

 

15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas -the singer building (Foto: Getty Images)

 

O The Singer Building (O Edifício do cantor, em tradução livre)  já foi o edifício mais alto do mundo. O arquiteto Ernest Flagg assumiu o projeto como uma forma de promover a reforma dos arranha-céus. Embora não seja amado por todos os críticos, o edifício desempenhou um papel importante na história e foi creditado por influenciar a Resolução de Zoneamento de 1916 da cidade de Nova York.

13. Biblioteca Lenox

 

15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas -biblioteca lenox (Foto: Getty Images)

 

De 1877 a 1912, a Biblioteca Lenox ficava na Quinta Avenida, entre as ruas 70 e 71, no Upper East Side de Manhattan. Começou como uma coleção pessoal do bibliófilo James Lenox, um filantropo que decidiu construir uma instituição apenas para abrigar seus livros. Ele contratou Richard Morris Hunt para projetar o edifício, que era considerado incrivelmente grandioso e um exemplo máximo da arquitetura da época. O prédio foi demolido após a morte de Lenox, e todos os cerca de 85 mil livros foram transferidos para a filial principal da Biblioteca Pública de Nova York.

14. Mansão de Cornelius Vanderbilt II

 

15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas - la pagoda (Foto: Divulgação)

 

Mansão e Nova York não são palavras que você costuma ouvir na mesma frase. No entanto, antes que os studios e arranha-céus se tornassem comuns, as mansões ocupavam a ilha de Manhattan, e a maior delas pertencia a Cornelius Vanderbilt II – uma residência palaciana que ocupava a maior parte da esquina noroeste da Fifth Avenue com a West 57th Street, e tinha seis andares de altura. Projetado por George B. Post e Richard Morris Hunt, a mansão em estilo château foi demolida em 1926, e a loja de departamentos Bergdorf Goodman está em seu lugar.

15. La Pagoda

 

15 construções icônicas do século 20 que nunca deveriam ter sido demolidas - la pagoda (Foto: Divulgação)

 

Embora oficialmente este edifício em Madri, na Espanha, tenha recebido o nome de Laboratorios Jorba, não-oficialmente é chamado de La Pagoda, ou 'O Pagode', por causa de sua semelhança com um templo budista. Projetado pelo arquiteto espanhol Miguel Fisac, cada andar foi girado em um ângulo de 45 graus em relação ao abaixo dele. Fisac ​​era conhecido por seu amor pelo concreto e também era um líder em design moderno na Espanha. O edifício foi demolido em 1999, embora tenha causado indignação pública.

 

*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest
Tradução: Jonathan Pereira

Deixe um comentário