Vamos Ver?

Os objetos formam nosso cosmo e podem dar todo sentido a uma decoração – isso é fato. Mas o que os leva a assumir essa importância em nossas vidas? Como nos conectamos a eles? Para falar de design emocional, o Casa Vogue Experience 2021 convidou um quinteto poderoso para responder à pergunta.

9 objetos de design com materiais inustados e formas exuberantes (Foto: Divulgação)

 

No sábado, 13 de novembro, às 9h45, os designers Linda Martins, Pietro Oliveira, Marcelo Alvarenga e Susana Bastos, ao lado de Alexandre Salles, arquiteto e coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Design de Interiores e Design de Mobiliário do Instituto Europeu di Design, comandam o talk Design emocional: móveis e objetos que vão além de forma e função garanta seu ingresso já!

Linda Martins (Foto: Renata Mel)

 

“Sempre falo que uma das intenções do nosso mobiliário é emocionar! Para isso, além da forma e função, acredito na história que esse móvel carrega, no conceito, na influência das memórias afetivas, na atenção ao processo e na escolha dos materiais”, conta Linda Martins.

Pietro Oliveira, designer (Foto: Divulgação)

 

Como criar objetos que vão além de sua forma e função, então? “Acredito que o afeto está no design autoral do início ao fim. Está em toda a cadeia de consumo, na escolha de materiais e na valorização do artesão, de seu ofício ancestral, que se mantém graças a esse consumo. É importante olhar para cada etapa com cuidado e carinho, mais do que com eficiência e mais-valia”, diz Pietro Oliveira.

Alexandre Salles, arquiteto (Foto: Divulgação)

 

E de onde surgem as emoções instaladas nas peças que nos causam apego? “Essa relação começa a se estabelecer a partir da nossa memória com lugares e objetos. Tudo o que é criado, pensado e relido, perpassa sobre uma historicidade. A memória está ligada a questões ancestrais, sociais e de etnias. Vamos atrás de um objeto de barro para criar narrativas emocionais, que ecoam o que registramos com afeto na nossa memória”, diz Alexandre Salles. 

Deixe um comentário