Vamos ver?

É fato que os temperos naturais dão um gosto especial aos pratos. E com a tendência de cozinhar em casa cada vez mais forte, você pode plantar temperos em jardineiras, em xícaras e pequenos vasos ou até montar uma mini horta.

Ateliê Botânico, de Paula Neder, Elise Penede, PN+ Coletivo e Atelier Petit RetroRenato Navarro/Casa.com.br

Se você tem dúvidas sobre quais temperos podem ser plantados juntos, por exemplo, não se preocupe: convidamos um especialista no assunto para te ajudar. O paisagista da J Lira Green Life, José Lira, indica plantar em casa as seguintes especiarias: cebolinha, salsa, coentro, alecrim, orégano, tomilho, pimenta e manjericão.

Tipo de vasos para plantar temperos

<span class="hidden">–</span>reprodução/Pinterest

O tipo de vaso para acomodá-los vai depender do espaço que você tem. “Se as plantas estiverem em um recipiente de polietileno, jardineiras ou vasos pequenos, é mais fácil carregá-las para tomar sol. Há também os vasos de barro vermelho ou natural, que são excelentes para temperos”, sugere o paisagista, que pontua que os fertilizantes e a terra escolhidos devem ser sempre os naturais. Você pode, por exemplo, usar os da composteira

Banho de sol coletivo

<span class="hidden">–</span>Reprodução/CicloVivo

Todos os temperos podem ser plantados no mesmo vaso, com um espaço de cinco centímetros entre eles — exceto o alecrim, que não gosta de dividir o terreno e, por isso, deve ser colocado sozinho na terra, sem “vizinhos”. 

Continua após a publicidade

Não há uma época específica do ano para plantá-los, mas José destaca que os temperos se desenvolvem melhor com o calor e claridade. “Pegue o vaso pela manhã e coloque em lugar que pega sol. Faça isso duas ou três vezes por semana e, se não puder colocar no sol da manhã, coloque no sol da tarde, após às 14h”, explica.  

Quando regar os temperos?

<span class="hidden">–</span>divulgação/Casa.com.br

Um dos erros mais comuns das pessoas com temperos e plantas em geral é o excesso de água. No caso dos temperos, é importante que as folhas estejam sempre umedecidas para que fiquem frescas.

O especialista dá uma dica para evitar o exagero: “Afunde o dedo na terra do vaso. Se sair sujo, é sinal de que a terra está bem molhada”. Ele conta também que o melhor período para a rega é pela manhã, até às 8h, mas apenas se tiver necessidade. “O ideal é que isso seja feito três vezes por semana, e, se o local tiver muito sol, todos os dias”, finaliza. 

Confira uma lista de produtos para começar sua horta!

* Os links gerados podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril. Os preços e produtos foram consultados em fevereiro de 2023, e podem estar sujeitos a alterações e disponibilidade.

 

Continua após a publicidade

Deixe um comentário